ARTE PRESENTE – Espaço Apis – 23.05.2015

IMG_7461

O evento ARTE PRESENTE realizado no último dia 23 de maio no Espaço Apis contou com a presença da artista Celina Portella em uma conversa informal com a curadora Manoela Bowles onde os convidados puderam participar com perguntas, comentários e observações.

Vídeo da conversa com a artista

Celina apresentou seus vídeos onde faz intervenções com caráter de performance. Suas apresentações são modificadas com sobreposições no próprio vídeo, criando várias dimensões de tempo e espaço. A sincronicidade é uma preocupação técnica da artista que envolve suas diversas personas em uma dança que chega ao espectador em uma simultaneidade, provocando um questionamento da percepção. O que é real, o que é virtual? Ao ver todas suas personas em uma manifestação simultânea, o questionamento do tempo que cada uma está, nos diferentes espaços, se unem em uma só. Numa performance ao vivo o público sabe que a pessoa que está presente é real, mas no vídeo essa pessoa se torna mais uma persona virtual da artista.

A artista barcelonesa Camila Cañeque esteve presente virtualmente em imagens de suas performances e uma instalação no cofre do Espaço Apis. O público tinha que entrar no cofre passando através de cortinas de veludo vermelhas para encontrar os trabalhos “Our Dresses”, “Dead End”, “Los Restos”e “Invitation to Violence”.

cofre-presents

Em cima do cofre um sinal luminoso piscava “Presents”. Uma perfeita alusão ao propósito do evento que é questionar o tempo real e levar as pessoas a valorizarem a presença, mesmo que de forma virtual, e a sua própria presença no presente. Afinal, passado e futuro não são reais, mas fazem parte da nossa realidade.

A noite terminou com um lindo show do cubano Rene Ferrer. O sobrinho de Ibrahim Ferrer do Buena Vista Social Club apresentou músicas de sua autoria e fechou com chave de ouro mais uma iniciativa do Apis.

IMG_7552

No Comments Yet.

Leave a Comment